É preciso ter reações assertivas em uma fechada de parapente
No voo de parapente, uma das coisas que pode acontecer de inusitado é a fechada. Quando o piloto toma uma fechada é muito importante ter reações assertivas para a recuperação da vela e para evitar incidentes graves. É preciso estar atento a detalhes, principalmente de como estão as condições climáticas. Por isso, antes de fazer o voo é importante prever o tempo, além de estudas bem a região por onde voará.
A maioria dos pilotos acreditam que a primeira coisa que deve ser feita quando acontece uma fechada é reabrir o lado que fechou. No entanto, é importante ter em mente que caso o piloto tome um fechamento, o parapente entrará em giro, pois o lado que fechou causa muito arrasto e tende a virar para o lado que foi fechado. Por isso, antes de reabrir o lado fechado é preciso controlar o giro do lado aberto, puxando o freio com cautela. No caso de um equipamento mais avançado, caso o piloto tente controlar 100% o giro, com a finalidade de continuar em linha reta, provavelmente poderá negativar o lado, porque ele não suporta tanto o freio como uma vela de iniciante. Neste caso a melhor coisa a fazer é dosar o freio para não negativar o lado do fechamento.
Existem dois tipos de fechamento: o assimétrico, quando somente um dos lados do parapente se fecha e o simétrico, quando fecha os dois lados.
Para evitar problemas no voo, como o fechamento, uma das coisas mais importantes é verificar a previsão do tempo, para uma decolagem e voo seguro.
Dependendo do horário da decolagem, o piloto pode pegar térmicas (massas de ar) agradáveis, “lisas” e “calmas”. Embora, possam mudar rapidamente, tornando-as fortes ou, até mesmo, violentas. Por isso, é imprescindível estar atento o tempo inteiro e manter a calma.
Se o piloto pegar térmicas fortes, “quebradas” e/ou violentas, ele estará vulnerável a tomar uma fechada, fazendo com que fique nervoso e descontrolado com seus movimentos.
Antes de pensar em voar é extremamente necessário, não estar ansioso e desatento, devendo verificar a previsão do tempo, para prever qualquer problema de mudança repentina que possa aumentar a potência do vento. No entanto, não há garantia do tempo. De qualquer forma, a qualquer momento ele pode ser modificado e o piloto poderá sofrer fechadas em ar turbulento. Embora, compreender o tempo dará mais segurança ao voo.
É possível aprender um pouco mais com leitura de livros específicos do assunto e pesquisas na Internet, para compreender gráficos de pressão, pontos de orvalho, lapse rate e outras informações importantes sobre o voo de parapente.
É preciso ficar atento para voar com segurança, por isso, caso o piloto se sinta desconfortável e nervoso é necessário cautela, para conseguir prosseguir o voo com segurança. No caso de se sentir cansado, inseguro e insatisfeito é bom que evite continuar. O piloto deve ter controle total sobre si próprio, para que mesmo em um momento de fechamento, seja ele simétrico ou assimétrico, consiga evitar qualquer tipo de acidente.
E você ? Já passou por situações assim ? Já “tomou uma fechada” ? Compartilhe sua experiência conosco aqui…. Deixe seu comentário aqui abaixo e visite o nosso fórum para ver o que os outros estão comentando sobre este assunto.
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